10º Fórum Científico do Unifunec fomenta a pesquisa e dissemina conhecimento

Educação,  Ciência e Tecnologia foram os temas centrais do 10º Fórum Científico do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, realizado de 11 a 14 de novembro. O evento é a maior mostra da produção científica da instituição, além de contar com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino.

Este ano foram expostos 362 trabalhos, divididos nas categorias banner e oral, que abordaram relatos de experiência e casos clínicos, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental e de levantamento, pesquisa em andamento, entre outros. Na quinta-feira (14), os primeiros colocados receberam troféu e certificado.

Três palestras reuniram os alunos e proporcionaram momentos de reflexão e conhecimento. A primeira delas, na abertura do evento (segunda-feira, 11), foi ministrada pelo economista e autor Carlos Hilsdorf. Com uma metodologia trabalha simultaneamente comportamento e negócios e utiliza elementos lúdicos, tais como o ilusionismo, humor e música, entre outras formas de arte, interagiu com os alunos e mostrou as diversas facetas do comportamento humano.

Na terça-feira, a médica e cantora Julia Rocha dividiu suas experiências de vida e ponto de vista sobre as profissões, em especial a de médica. Atuando desde sua formação no Sistema Único de Saúde (SUS), Julia ressaltou a importância da humanização na saúde, de cuidar não da doença, mas de quem a carrega, de ser empático, ético e ser ele mesmo – o médico – o primeiro remédio do paciente. No mesmo dia, o gerente comercial do Santander Universidades, Norton Moreira Lima Junior, abordou o tema Planejamento Financeiro. De forma didática e esclarecedora, explicou aos alunos formas de organizar as finanças, como administrar as contas do dia a dia, as melhores aplicações financeiras, os financiamentos estudantis disponíveis no banco, entre outros.

Também fizeram parte da programação – uma novidade para este ano – as Oficinas. A atividade foi feita por ex-alunos e professores da instituição, com o objetivo oferecer atividades de formação e difusão de informação atualizadas acerca de temas relevantes para a preparação de alunos e professores. Os temas foram selecionados buscando prática e inovação em atividades atuais e que serão desenvolvidas pelos egressos em suas atuações profissionais.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e responsável pela organização geral do fórum, Sandro Alves Correa, falou sobre a importância do evento. “A pesquisa é um dos tripés da educação e, portanto, fundamental no processo de formação acadêmica. O fórum é um espaço onde os alunos expõem o resultado de seus trabalhos, adquirem e ao mesmo tempo compartilham conhecimento. É um evento que estimula o interesse pela produção científica e incentiva os alunos a buscarem novas descobertas”.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, ressaltou que o fórum em sua 10ª edição, teve início no seu primeiro ano como diretora geral da instituição. Segundo ela, por mais um ano os alunos apresentaram trabalhos de alto nível. “A qualidade da produção científica dos nossos alunos, que constantemente são aprovados em grandes congressos de diversas áreas, demonstra o comprometimento e dedicação com que produzem esses materiais. O fórum reúne toda essa produção e incentiva os acadêmicos a terem ainda mais interesse na pesquisa”