Acadêmico do curso de Ciências Biológicas do Unifunec realiza minicurso na II Semana Acadêmica Integrada do Centro Universitário de Jales

O acadêmico Vitor Martins Giovanini, do 5º termo do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, esteve na quarta-feira (29 de maio), no Centro Universitário de Jales, onde realizou um minicurso sobre Apicultura com Ênfase em Defensivos Agrícolas e Sua Ação nas Abelhas, na Segunda Semana Acadêmica Integrada. Além dos universitários daquela instituição, também participaram os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica do Unifunec.

Vitor abordou os conceitos básicos sobre manejo e técnicas atuais para metodologia de manuseio de ferramentas apícolas, explicou sobre quais defensivos agrícolas estão presentes em maior quantidade na região, como cada um age no comportamento das abelhas no que se diz respeito a divisão de tarefas dentro da colônia, na busca de alimentos e em sua orientação ao retornarem a sua colméia.

O acadêmico ressaltou que “é importante haver uma parceria entre agrônomos e apicultores para que ambos se beneficiem em época de produção, os agrônomos tendo a polinização da plantação e apicultores tendo a produção de méis feitos pelas abelhas por meio da ida em busca de néctar na plantação ou cultivo”.

Como complementação, foram apresentados aos alunos e visitantes, dois projetos de leis que estão tramitação na Câmara dos Deputados. O primeiro é o PNARA – Política Nacional de Redução de Agrotóxicos e o segundo é o projeto de lei (PL) – 6299/02, que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no País.