Acadêmicos do curso de Administração do Unifunec visitam Porto de Santos

Um grupo de acadêmicos do curso de Administração do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, visitaram no dia 25 de outubro, o Porto de Santos. A atividade faz parte da disciplina de Logística, ministrada pelo professor Clayton Aparecido Cardoso de Moraes, que acompanhou os alunos.

O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras, gera cerca de 33 mil empregos e está localizado a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também no maior mercado de 20 milhões de pessoas. Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros, possui 55 terminais marítimos e retroportuários.

O complexo portuário santista abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de sua ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovias que integram a principal cadeia logística do país.

“O funcionamento do Porto de Santos exige que todas as atividades sejam coordenadas de forma de se auxiliem. A Diretoria de Operações e Logísticas da Codesp trabalha para organizar e planejar todas as formas de acesso dos meios de transporte, sejam aquaviários ou terrestres. Os alunos puderam conhecer um sistema de logística complexo e extremamente funcional, o que certamente contribui para o conhecimento e a assimilação do conteúdo da disciplina”, afirmou o coordenador do curso, Éderson Mella Ternero.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Âmbar Lins, explicou que as visitas técnicas são importantes para inserir os alunos nos locais onde poderão trabalhar futuramente, permitindo que acompanhem de perto a execução das funções e a atuação dos profissionais da área.