Acadêmicos do curso de Engenharia Civil visitam obras da CDHU

Acadêmicos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, visitaram na manhã de sexta-feira (22), as obras de construção de 200 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na Estrada Vicinal Alcides Alves Pereira. Os alunos foram acompanhados pela Profª Drª Claudia Scoton Marques.

As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro adaptado para deficientes físicos e área de serviço, num total de 47,87 m2 de área construída. Os alunos viram a fundação de radier (tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção); muro de arrimo impermeabilizado e com manta; sistema de energia solar; a preparação para o início da pavimentação, já com sarjetas e bocas de lobo, entre outros.

O grupo acompanhou ainda o trabalho dos pedreiros na execução do reboco, massa corrida nas paredes internas, o processo de terraplanagem, telhado e a organização do almoxarifado. “Esta obra é muito ampla, evolve diversa técnicas vistas pelos alunos em sala de aula. Acompanhar a execução de algumas delas faz com que eles assimilem com mais facilidade a teoria e entendam como se dá cada processo na prática”, afirmou o coordenador do curso, Prof. Me. Cristiano Pires Martins.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, disse que as visitas técnicas contribuem no processo de aprendizagem. “Observar in loco o que aprendem em sala de aula faz com que os alunos consigam assimilar o conteúdo com mais facilidade. É uma atividade complementar importante e eficiente”.