Acadêmicos do Unifunec atuam como voluntários em ações de combate ao Covid-19

Em tempos de pandemia, sair de casa para ajudar o próximo é um ato de coragem, amor e principalmente de cidadania. E é isso que têm feito, de forma voluntária, alguns acadêmicos e docentes do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, os quais em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, têm atuado nas ações de combate ao Covid-19.

Na quarta e quinta-feira (25 e 26), a Profª Me. Ivana Maria Esteves Maciel, do curso de Odontologia, acompanhada pelas alunas Jaqueline Pereira Santos e Evelyn Souza Ribeiro, do 4° ano do curso, atuaram no controle de fluxo de entrada de carros na cidade, realizada nas entradas principais. O trabalho consistia em parar os carros, se fossem de outra cidade era preenchida uma ficha com os dados do motorista e passageiros, motivo da viagem, local para onde se dirigiam e telefone para contato posterior, caso fosse necessário. Também instruíram sobre as medidas preventivas, entregaram panfletos informativos e aconselharam a evitar a circulação.

“No instante que a Secretaria de Saúde em parceria com o Unifunec convidou os interessados para trabalharem como voluntários na prevenção ao Covid-19, fui até a Secretaria de Saúde me inscrever. Lá observei na lista que haviam alguns alunos do curso inscritos. Ficamos disponíveis para qualquer tipo de trabalho, pois é assim que entendo o voluntariado, sem escolher o que fazer, mas fazer o que for necessário”, afirmou a docente Ivana.

O reitor do Unifunec, Prof. Dr. Guilherme Hiroshi Yamanari, ressaltou que os acadêmicos atenderam ao chamado da Secretaria de Saúde e estão contribuindo nas ações. “Muitos alunos se inscreveram e estão de fato participando dessas ações necessárias, seja relacionada ao curso que fazem ou não. Eles entenderam que o importante é colaborar, é ser prestativo e poder fazer a diferença neste momento tão delicado que vivemos”.