Acadêmicos do Unifunec retornam de intercâmbio em Portugal

Após permanecerem, ao longo do semestre, em intercâmbio na Universidade da Beira Interior, em Portugal, os acadêmicos Miguel Fernandes Roveri, Monize Lopes Faria, Pedro Henrique Mendonça Lopes Faustino e Victor Alves Ferreira Lacerda, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, retornaram ao Brasil. A aluna Taise Roberto de Freitas realiza seus estudos na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, onde permanecerá por mais um semestre.

O intercâmbio foi possível a partir de um convênio firmado em 2018 entre o Unifunec e as citadas instituições, com o intuito de proporcionar aos alunos a expansão de seus conhecimentos.

Monize explicou como é o funcionamento pedagógico da instituição. “A Universidade da Beira Interior possui uma estrutura incrível, além de receber os estudantes de intercâmbio muito bem. As aulas na universidade são muito produtivas, todas as disciplinas possuem uma estrutura bem organizada, com diversas palestras, e prezam muito pela aprendizagem dos alunos, para que possamos desenvolver nossas habilidades dentro da universidade. Todas as disciplinas são divididas entre teoria e prática. Com o passar do tempo na UBI comecei a valorizar mais ainda o Unifunec, que nada deixa a desejar para que eu pudesse acompanhar meus colegas portugueses”.

Além da experiência acadêmica, a passagem pela Universidade, a estadia no país, o contato com outra cultura, foi pessoalmente engrandecedora. “Portugal é um país maravilhoso, tive a oportunidade de conhecer alguns museus e pontos turísticos. Acredito que realizar um intercâmbio é sair da zona de conforto, os meses que morei la fizeram com que abrisse meus olhos para o mundo, vendo o quão grande ele é, isso me despertou um brilho. Conviver com outras culturas, com o diferente, me trouxe questionamentos, autoconhecimento e uma busca infinita por evoluir. Eu realmente me sinto realizada por ter vivido essa experiência, tanto para o enriquecimento profissional quanto pessoal”, afirmou Monize.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, ressaltou que participar de um intercâmbio é uma chance sem igual de crescimento acadêmico e uma experiência de vida única. “Ver nossos alunos retornando tão satisfeitos nos da a certeza de que acertamos na escolha das instituições as quais firmamos os convênios para o intercâmbio. Eles retornaram com a bagagem cheia de conhecimento, de novas experiências, uma visão acadêmica ampliada e muita história para contar. Tenho certeza de que foram transformados neste tempo em que estiveram em Portugal e carregarão para a vida tudo o que la aprenderam”.

Uma nova seleção já foi realizada e dois alunos, dos cursos de Administração e Psicologia, embarcarão para Portugal no próximo semestre.