Curso de Fisioterapia do Unifunec oferece atendimento gratuito na área de Pneumologia

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, oferece, no Centro de Reabilitação, atendimentos gratuitos em diversas áreas da profissão. Um dos setores é o de Pneumologia Ambulatorial, onde acontecem atendimentos a pacientes com problemas respiratórios como asmáticos, fumantes, bronquiectasia, insuficiência respiratória crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outros.

A coordenadora do curso, Profª Me. Luciana Faissal, explicou que os atendimentos são supervisionados e realizados pelos alunos do 10º semestre. Os pacientes são encaminhados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

A fisioterapia tem várias abordagens no tratamento dos pacientes pneumopatas, dentre elas a manutenção e/ou melhora da ventilação alveolar, prevenção de crises respiratórias, educação ao paciente, suporte ventilatório nos períodos de crise e/ou insuficiência respiratória e melhora na capacidade física. “Diferente de outros tipos de atendimento fisioterápicos, nesta área o alívio ao paciente é imediato e isso muda a qualidade de vida dele”, ressaltou Luciana.

Ivone Tozo Monção, 73 anos, é uma das pacientes atendidas no setor. Há um ano, ela foi encaminhada para que fossem feitas atividades de fortalecimento do pulmão. “Fui até o Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) por que tinha uma secreção na garganta que nunca sarava. Lá fui orientada a fazer a fisioterapia e comecei o tratamento na Clínica de Reabilitação. O pessoal que me atende é ótimo, muito atenciosos, desde que iniciei o tratamento já melhorei bastante, foi muito bom para o meu problema”.

Os atendimentos no setor funcionam somente no segundo semestre do ano, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h50. Em média, são atendidos mais de 500 pacientes por semestre.