Júri Simulado é realizado pelos alunos do 8º semestre do curso de Direito do Unifunec

Acadêmicos do 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, realizaram na noite de segunda-feira (4), no Complexo Turístico, Cultural e Histórico, o Júri Simulado. A atividade faz parte da disciplina de Processo Penal e foi conduzido pelo Prof. Me. Walter Muller. O objetivo foi simular um julgamento para que os alunos entendam passo a passo como se realiza um júri popular e coloquem em prática tudo o eu aprenderam ao longo do curso.

O caso prático foi uma situação de aborto provocado pela própria gestante. Os alunos vivenciaram os atos e procedimentos do Tribunal do Júri e puderam acompanhar as especificidades da tribuna e as funções da acusação, defesa e júri, acusado e testemunhas. Os alunos forma inseridos em cada fase da audiência, o que possibilitou a análise das teses e técnicas empregadas para fundamentar a defesa e acusação do réu.

A coordenadora em exercício, Prof. Me. Wania Campoli, ressaltou a importância da atividade. “O tribunal do júri constitui um dos pontos centrais do Estado Democrático de Direito e fará parte das atividades dos alunos no exercício da profissão. A simulação é feita com a maior seriedade e veracidade, para que eles sintam-se inseridos no ambiente de um júri, debatam e concluam o caso”.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, destacou que a atividade se insere na metodologia ativa, com foco no protagonismo dos alunos. “No júri simulado os alunos são os autores da ação, atuam em cada um dos papéis que compõem o júri. É uma atividade fundamental no processo de aprendizagem e na preparação para o mercado de trabalho”.