O Unifunec se despede de sua 1ª reitora


O Centro Universitário de Santa Fé do Sul iniciou suas atividades no mês de julho de 2018 com a posse da 1ª reitora, a Profª Drª Sâmira Ambar Lins que, em função de sua aposentadoria, deixa o cargo de reitora neste mês.

A professora construiu sua história na instituição, desde 1999, quando iniciou-se o curso de Odontologia.

De lá para cá, além de ser docente da instituição ocupou o cargo de assistente de coordenação e coordenadora do curso de Odontologia por aproximadamente 10 anos, posteriormente foi diretora geral das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul por 8 anos até a elevação da instituição à categoria de Centro Universitário, quando então foi indicada pela Congregação em lista tríplice, conforme regimento interno, e empossada pelo prefeito municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio.

Como diretora geral, suas ações sempre estiveram pautadas na humanização, desenvolvendo várias estratégias junto ao corpo docente, discente e colaboradores com o intuito de aperfeiçoar as relações humanas, um dos grandes diferenciais do Unifunec na atualidade. Conquistado por meio de muitos cursos de capacitação ministrados a todos os setores, bem como de seu contato com a comunidade acadêmica.

Nesse período, com as alterações implantadas em sua gestão, apesar de um crescimento vertiginoso da instituição, especialmente no que se refere às questões pedagógicas, a professora, juntamente de sua equipe de coordenadores de cursos e professores, conseguiu uma economia significativa aos cofres da instituição, referente a folha de pagamento docente, permitindo a mantenedora aperfeiçoar a estrutura física e equipamentos da instituição.

Foram implantados diversos programas como o PIBIC e o PIC, estimulando a pesquisa e bonificando alunos e professores; o LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores; o 1º Fórum Científico, iniciado em 2010, onde os alunos puderam exercer suas pesquisas anualmente e hoje está em sua 11ª edição; publicação de revistas científicas,  fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica; e, entre tantos feitos significativos, foi criada a 1ª festa junina, que hoje está em sua 11ª edição e é tradição em Santa Fé do Sul.

Neste período, sob o comando da Profª Sâmira foram autorizados os cursos de Engenharia Civil, Tecnólogo em Aquicultura e Engenharia Agronômica, além de renovação de reconhecimento pelo prazo máximo de todos os cursos da instituição.

Foram autorizados e tiveram início 16 cursos de pós-graduação e 27 cursos de extensão universitária. Iniciou-se ainda o processo de internacionalização da instituição, com vários alunos realizando intercâmbio na Europa.

No ano de 2018 conquistou, juntamente com a equipe gestora, a elevação das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul à categoria de Centro Universitário, surgiu então o Unifunec. Finalmente no ano de 2019, após ter elaborado o projeto do curso de Medicina e lutado arduamente por sua conquista juntamente com sua equipe, deu-se início em Santa Fé do Sul o curso de Medicina, que caminha a passos largos rumo ao sucesso.

No período em que a docente esteve à frente da coordenação do curso de Odontologia, o curso recebeu 7 premiações consecutivas. Já no período de diretora e reitora a instituição recebeu premiações nacionais e internacionais, entre elas destaca-se uma premiação no Peru em 2013 e Nova York em 2014, como excelência educativa.

Foram mais de 20 anos dedicados à instituição com uma folha de serviços prestados bastante significativa. “Fico muito feliz em ter contribuído com o crescimento de minha cidade natal por meio do meu trabalho, juntamente com toda minha equipe. O Unifunec, instituição pela qual tenho um amor muito grande, sempre fará parte de minha vida. Deixar meu nome gravado em sua história de sucesso é motivo de muito orgulho e espero sinceramente que a instituição continue crescendo e despontando no cenário nacional. Ressalto que a partir de agora, conforme determina o regimento interno o prefeito municipal receberá da Congregação uma lista tríplice e então nomeará o novo reitor da instituição.

Na oportunidade, agradeço imensamente à toda equipe do Unifunec que comigo vêm construindo essa trajetória de sucesso da instituição. Executivo e Legislativo Municipal, mantenedora, colaboradores, pró-reitores, coordenadores, professores e especialmente aos alunos com os quais tive o grande prazer de compartilhar e contribuir com o crescimento profissional. Estendo ainda meus agradecimentos à população de Santa Fé do Sul, por sempre acreditar em meu trabalho e aprovar minhas ações. À Deus, toda honra e glória, pois Ele sempre esteve à frente de minha vida.”