Programa Saúde na Escola integra acadêmicos do curso de Enfermagem ao ambiente escolar

Acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, estiveram nesta semana nas creches Recanto Feliz e 13 de maio, onde realizaram testes de acuidade visual com as crianças. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola, política intersetorial da saúde e educação, voltada às crianças, adolescentes e adultos da educação pública municipal, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Alunos dos maternais I e II foram avaliados para detectar a integridade visual de cada um. “A avaliação é feita individualmente, com materiais adequados, a fim de investigar uma provável alteração na percepção visual e, com o resultado, orientar o responsável legal a procurar um médico Oftalmologista para avaliar a necessidade de intervenção”, explicou a coordenadora do curso, Profª Me. Elena Carla Batista Mendes.

A coordenadora ressaltou que “as ações desenvolvidas neste campo de aula prática expressam a importância do enfermeiro no ambiente educacional, sendo capazes de realizarem diversas ações com menores, como práticas de educação em saúde que visam uma atenção aos processos de crescimento e desenvolvimento, podendo detectar precocemente alterações no sistema fisiológico típico e promover assistência as variações encontradas, visando melhoria do desempenho e evitando futuros problemas”.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que os acadêmicos estão inseridos em diversos espaços da sociedade, contribuindo com a prevenção e promoção de saúde da população. “Temos atendimentos não só nas nossas clínicas, mas em escolas, unidades de saúde, empresas, entre tantos outros locais com os mais diversos públicos. Estas ações integram os alunos à comunidade, proporcionam a eles a oportunidade de colocarem em prática seus conhecimentos teóricos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.