Projeto desenvolvido pelo curso de Ciências Biológicas do Unifunec aproxima a instituição das escolas estaduais

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, bolsistas do programa Pibid/Capes, realizaram atividades práticas e científicas com alunos do ensino médio das escolas Estaduais Professor Itael de Mattos, do município, e Prof. José Joaquim dos Santos, de Três Fronteiras, por meio do projeto Ciências na Prática – aproximando a educação básica do ensino superior.

O objetivo do projeto é diversificar o processo de ensino e aprendizagem e incentivar o raciocínio científico. As atividades versaram sobre a diversificação e evolução do reino Plantae e a observação de estruturas reprodutivas das plantas, bem como a formação de diversos tipos de frutos, aproximando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com o cotidiano do aluno, fortalecendo, dessa maneira a aprendizagem.

O professor Rafael Takizawa, da rede pública de ensino, ressaltou a importância da inserção de metodologias diversificadas de ensino e do intercâmbio entre a instituição de ensino superior e a escola. Para a coordenadora institucional do projeto, Profª Drª Andreia Estela Moreira, a atividade incentiva o ingresso dos alunos da rede pública no ensino superior  aumenta a proximidade do Centro Universitário com a escola, contribuindo para a excelência na formação dos futuros docentes do curso e também para a iniciação científica dos alunos da educação básica.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que projetos como este são fundamentais para a disseminação do conhecimento científico desde o ensino médio. “O contato dos alunos das escolas com os universitários, futuros professores, bem como com os ambientes da instituição, como os laboratórios, desperta o interesse pelo curso superior e pela pesquisa científica, tão importante no avanço da ciência e no processo de ensino-aprendizagem”.