Unifunec inaugura Laboratórios de Ciências e Habilidades Práticas

O Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, e a mantenedora, Fundação Municipal de Educação e Cultura – Funec, inauguraram na noite de terça-feira (5), os Laboratórios de Ciências e Habilidades Práticas. A estrutura compreende os laboratórios Morfofuncional, Simulações Realísticas, Práticas e Habilidades, Fertilidade do Solo e Salas de Sessão Tutorial. Os espaços são utilizados por todos os alunos dos cursos da área da saúde, e o laboratório de Fertilidade de Solo pelos discentes do curso de Engenharia Agronômica.

Para a construção e adequação do espaço, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão. Os laboratórios contam com equipamentos de última geração, como manequins simuladores de alta fidelidade que reproduzem fielmente o paciente e uma plataforma digital que funciona como televisor para exibição de modelos tridimensionais das estruturas humanas, de todos os sistemas do corpo humano de forma muito real. No laboratório de Fertilidade do Solo é possível realizar atividades de ensino e pesquisa com aulas práticas de análise química de solo e material vegetal.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que os laboratórios representam um avanço na estrutura já existente na área da saúde da instituição. “Quando fizemos o projeto do curso de Medicina, visitamos grandes instituições para conhecer sua infraestrutura. O que entregamos hoje está espelhado no que oferecem essas instituições e atendem a exigência para o funcionamento do curso. Este ano formamos a primeira turma do curso de Engenharia Agronômica, que agora conta com o Laboratório de Fertilidade do Solo, que além de ser utilizado nas atividades do curso, atenderá também os produtores rurais, que poderão usufruir do laboratório para que os docentes e discentes realizem análise de solo. Entregar todos esses espaços é a concretização de um trabalho árduo do qual estive a frente, com o apoio da equipe pedagógica e da mantenedora. É uma satisfação imensurável ver os sonhos tornando-se realidade, ver nossa instituição crescendo e se firmando com excelência no mercado da educação superior. Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para que tudo isso fosse possível”.

O presidente da Funec, Adm. Aderval Morreti, ressaltou que a mantenedora trabalha em parceria com a equipe pedagógica e realiza investimentos em todas as áreas. “Os investimentos efetuados irão beneficiar todos os cursos da área de saúde. O curso de Medicina veio para ser o divisor de água desta instituição. Investimos mais de R$1,5 para proporcionar um ensino de qualidade, com as economias alcançadas podemos proporcionar melhorias em outros cursos, como a troca dos aparelhos de ar condicionado das salas do curso de Direito, climatização das salas de atendimento da Clínica de Fisioterapia e a aquisição de 575 carteiras universitárias no seu novo padrão, muito mais confortáveis. Para 2020 tivemos a aprovação na Câmara Municipal de uma linha de crédito no valor de R$ 3 milhões que usaremos para trocar todas as cadeiras das Clínicas de Odontologia, a troca de aparelhos de raio-x de analógicos para digitais, ar condicionado e data show em todas as salas de aula, carteiras universitárias para todas as salas, sistema de acesso de alunos e visitantes, entre outros. Estamos trabalhando para que nossa instituição continue a ser referência em ensino superior em nosso país”.

O prefeito Ademir Maschio afirmou que é uma honra fazer parte da história da instituição. “Fui aluno do curso de Administração, na 5ª turma. Em 2013 assumi a presidência da Funec, quando pude acompanhar de perto e contribuir da realização de projetos e melhorias da instituição. Hoje, como prefeito de Santa Fé do Sul, tenho o imenso prazer em ver nosso querido Unifunec crescer a passos largos, se destacar como instituição de ensino e alcançar níveis altos no cenário educacional. Parabenizo a reitora Profª Drª Sâmira, que se dedica incansavelmente a esta escola, ao presidente Aderval pelo gerenciamento feito com competência e responsabilidade, aos docentes e alunos. O Unifunec é um orgulho para nossa cidade”.

Estiveram presentes na cerimônia os pró-reitores Georgea Suppo Prado Veiga e Sandro Alves Corrêa, coordenadores de curso, o presidente da Câmara Municipal, Aniceto Facione e demais vereadores, representantes da Associação Comercial, da imprensa, docentes e alunos.