Biblioteca

img

Entre em contato (Passe o cursor do mouse)

Contato

Telefone: (17) 3641-9011

E-mail: biblioteca@funecsantafe.edu.br

A Biblioteca universitária constitui suporte básico para que a Instituição de Ensino Superior possa atingir seus objetivos: ensino, pesquisa e extensão. O Centro de Biblioteca e Documentação (CBD) atua desde 1972, quando da autorização pelo MEC do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense.

Em 2007 foi iniciado o projeto da Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso da Unifunec, que é de livre acesso. No segundo semestre de 2009 foi iniciado a catalogação analítica de periódicos científicos; dessa forma, os usuários podem fazer pesquisas bibliográficas, através do catálogo eletrônico, dos artigos de periódicos científicos disponíveis nas Bibliotecas dos três Campus da Instituição.

Seção de Referência, Circulação e Empréstimo

A Seção de Referência Circulação e Empréstimo está dividida em: Seção de Referência e Seção de Circulação e Empréstimo.

A primeira presta os seguintes serviços:

  • Orientação aos calouros quanto ao uso da biblioteca através de treinamentos e visitas orientadas;
  • Disseminação da Informação;
    • Murais informativos.
      • Cursos de acessos a bases de dados eletrônicas;
      • Orientações para levantamento Bibliográfico automatizado nas seguintes bases:
        • Bireme: Medline, Lilacs, BBO, BDENF, HISA, MEDCARIB, REPIDISCA;
        • Pubmed;
        • Scielo;
        • Eric;
        • CCN;
        • Banco de teses do IBICT.
      • Normalização de Documentos de acordo com a ABNT: A biblioteca elaborou um Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos a fim de oferecer subsídios referentes a estrutura de apresentação dos trabalhos produzidos na Instituição;
      • Localização e aquisição de artigos através de sistemas de comutação bibliográfica;
      • Catalogação na publicação.

A Seção de Circulação e Empréstimo disponibiliza a consulta, o empréstimo, a devolução e a reserva de material bibliográfico.

O catálogo do acervo está à disposição para consulta on-line no site da IES, link biblioteca. Os procedimentos de empréstimo, devolução, renovação e reserva estão informatizados, sendo que o próprio usuário pode consultar sua conta, efetuar a reserva e renovação, usando seu código e senha.

Seção de Aquisição e Processamento Técnico

A seção de aquisição é responsável pelo processo de compras, desde o recebimento das obras solicitadas para compra, conferência, cotação, pedido de compra, conferência de nota fiscal, verificação da integridade do material e tombamento. No Processamento técnico da informação realiza-se a catalogação ou representação descritiva de acordo com o AACR2, padronizando, desta forma, todas as informações referentes ao acervo. Realiza-se também a classificação de autor segundo a Tabela Cutter – Sanborn e a classificação ou representação temática que segue a Tabela de classificação Dewey Decimal Classification – 20.e. (CDD) para o assunto, divididos em dez grandes áreas do conhecimento.

Como Política de Atualização do Acervo, adotam-se as indicações de docentes e catálogos de editoras, nos quais verifica-se novos lançamentos e bibliografia básica dos planos de ensino.

Base de dados de Acesso Livre

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA (BDJur)
http://bdjur.stj.jus.br/jspui/
A BDJur disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

LEXML – REDE DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA E JURÍDICA
http://www.lexml.gov.br/
O Lexml é um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

BIBLIOTECA DIGITAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/bases-de-dados/acesso-livre/
A Biblioteca Digital da Câmara dos deputados disponibiliza livros e revistas editados pela Câmara, obras raras, publicações em áudio, produções acadêmicas dos servidores, documentos e publicações do acervo, relacionadas à atividade legislativa.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)
http://bdtd.ibict.br/vufind/
A BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS)
http://regional.bvsalud.org/php/index.php?lang=pt
A BVS concentra fontes de informação em saúde disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane); Medicina por evidência; Bases de dados em áreas específicas da saúde.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM PSICOLOGIA (BVS-Psi)
http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php
A BVS-Psi disponibiliza várias fontes de informação com acesso a texto completo à literatura científica: artigos, livros eletrônicos entre outros.

DOMÍNIO PÚBLICO
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
Domínio Público promove amplo acesso a obras científicas (teses, dissertações e livros), obras literárias (literatura portuguesa e brasileira, inclusive histórias infantis), obras artísticas (pinturas, músicas) e vídeos da TV Escola, constituindo-se em uma biblioteca digital significativa para o patrimônio cultural universal.

LIVRE
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
LivRe é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet.

SCIELO PERIÓDICOS
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso
A ScientificElectronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Livros digitais de Acesso Livre

SCIELO LIVROS
http://books.scielo.org
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.

BRASILIANA
http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao
E-books da Editora Brasiliana publicados no período de 1931 a 1993, os quais reúnem relatos de brasileiros e estrangeiros a cerca da realidade brasileira vista pelos ângulos da política, sociologia, ciências e cultura.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
http://novo.fpabramo.org.br/
A Fundação Perseu Abramo oferece mais de 40 livros para baixar gratuitamente, de autores diversos e das mais diferentes áreas.

GOOGLE PESQUISA DE LIVROS
https://books.google.com.br/?hl=pt-BR
Na página do Google voltada à busca de livros disponibilizados na Internet, alguns livros permitem acesso integral ao texto, outros, a pequenos trechos da obra.

LIVROS GRÁTIS
http://www.livrosgratis.com.br/
O site Livros Grátis disponibiliza a todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual de e-books com objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

PORTAL DO LIVRO ABERTO
http://livroaberto.ibict.br
O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidas nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e incluídos neste primeiro momento.

UNIVERSIA LIVROS
http://livros.universia.com.br/sobre/
O Universia Livros é uma iniciativa de incentivo e popularização da leitura promovida pela Rede Universia – maior rede de cooperação universitária da América Latina.

BIBLIOTECA DIGITAL DA OAB
http://www.oab.org.br/biblioteca-digital/publicacoes
O portal fornece detalhes de cada obra – como autor, ano de publicação e sinopse de conteúdoafim de facilitar a pesquisa dos leitores que querem estudar Direito e assuntos correlatos.De acordo com a OAB, a Biblioteca Digital será, periodicamente, atualizada com novos livros e publicações.

Campus I

Segunda à Sexta-feira
Das 7h30 às 11h30 – 12h às 18h – 18h40 às 22h40

Funcionário:
Sueli Aparecida Domingues


Campus II

Segunda à Sexta-feira
Das 7h30 às 22h50

Funcionários:
Alessandra Fernandes Rodrigues
Ana Maria Batista de Oliveira
Gleislayane Vitorino da Silva
Marcos José de Faria
Silvia Helena Azevedo dos Santos Silva
Letícia Pereira Marchi

Sábado
Das 8h às 12h e das 13h às 17h


Campus III

Segunda à Sexta-feira
Das 18h40 às 22h40

Funcionária:
Letícia Pereira Marchi

Bibliotecárias

Marilda Duran Lima – CRB 8-6578 Responsável pelo Centro de Biblioteca e Documentação
Vânia Regina Ferrarese Martim – CRB 8-7612

Manual de Artigos Acadêmicos

Procedimentos para Entrega do TCC na Biblioteca

1 – Texto de acordo com as normas do “Manual de normalização de trabalhos acadêmicos” do Unifunec

2 – Arquivo gravado em CD no formato WORD;

3 – É obrigatório assinatura dos membros que participaram da banca de TCC, após a correção. TCC eletrônico, digitalizar a folha de aprovação com a assinatura da banca;

4 – Orientando e orientador precisam assinar o termo de responsabilidade:

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO ORIENTANDO E ORIENTADOR / TCC – clique aqui

5 – Indicar quais TCCs serão disponibilizados para consulta (somente os melhores trabalhos).

6 – O que precisa entregar na biblioteca:
a) CD com o TCC gravado no formato Word e termo de responsabilidade assinado pelo orientando e orientador.

Serviços oferecidos:

  • Orientação aos calouros quanto ao uso da biblioteca através de treinamentos e visitas orientadas;
  • Disseminação da Informação:
    • Serviço de Alerta aos professores;
    • Lista de novas aquisições por área;
    • Murais informativos.
  • Cursos de acessos a bases de dados eletrônicas;
  • Orientações para levantamento Bibliográfico;
  • Normalização de Documentos de acordo com a ABNT e Vancouver;
  • Localização e aquisição de artigos através de sistemas de comutação bibliográfica;
  • Elaboração de ficha catalográfica.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do Unifunec ;)